Onde está escrito que as Rabanadas com Vinho do Porto só se fazem no Natal? Afinal, é um doce tão simples e tão típico nas mesas portuguesas que temos o direito de o fazer em qualquer altura do ano!
Delicie-se com estas deliciosas Rabanadas com Vinho do Porto sempre que lhe apetecer. Fáceis e simples de preparar, todos vão adorar.
Também lhe pode interessar: Rabanadas com Leite Condensado, Rabanadas no Forno, Rabanadas de Leite, Rabanadas Poveiras com Molho, Filhoses Transmontanas, Filhoses da Beira Alta, Filhoses de Abóbora, Filhoses da Beira Baixa.
Rabanadas com Vinho do Porto
Ingredientes
- 500 g de pão tipo cacete ou de forma
- 4 ovos
- 400 ml leite
- 2 colheres de sopa açúcar
- q.b. óleo para fritar
- q.b. açúcar e canela para polvilhar
Calda:
- 200 g de açúcar
- 1 dl de água
- casca de limão
- 1 dl de vinho do Porto
Preparação
- Corte o pão em fatias e coloque-o num tabuleiro.
- Coloque o leite a ferver e adoce com o açúcar. Despeje sobre o pão o leite em fio, de modo a que as fatias não fiquem muito moles.
- De seguida, bata os ovos. Escorra ligeiramente as rabanadas do leite, passe-as pelo ovo uma a uma e coloque a fritar numa frigideira em óleo bem quente.
- Depois de escorridas, coloque-as numa travessa e polvilhe com o açúcar e a canela e, por último, regue com a calda.
Para a calda:
- Num tacho coloque o açúcar, a água e a casca de limão. Quando levantar fervura, deixe ferver 1 minuto. Retire do lume e junte o vinho do Porto. Misture bem e deite oor cima das rabanadas.
Dicas
- Pode colocar no leite 1 pau de canela para dar mais sabor.