Este é um pudim típico da região de Braga e foi candidato finalista às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. O Pudim Abade de Priscos é típico nas mesas portuguesas e é uma autêntica tentação.
Venha descobrir a forma perfeita de preparar um dos maiores clássicos da nossa doçaria tradicional. Este Pudim Abade de Priscos fica sedoso e com uma textura lisa. Experimente.
Veja outras receitas de Pudins deliciosos: Pudim Flan, Pudim de Copo, Pudim de Limão, Pudim de Leite Condensado, Pudim de Café, Pudim de Pão, Pudim de Laranja, Pudim de Ovos, Pudim de Café com Leite Condensado, Pudim de Bolacha Maria, Pudim Francês, Pudim de pão cremoso, Pudim de Ananás.
Pudim Abade de Priscos
Ingredientes
- 400 g açúcar
- 15 gemas
- 500 ml água
- 40 g de toucinho fumado
- 2 paus de canela
- 2 cascas limão sem parte branca
- 100 ml de vinho do Porto
Preparação
- Leve um tacho ao lume com a água e quando esta ferver adicione o açúcar, os paus de canela, as cascas de limão e o toucinho partido finamente. Mexa para dissolver o açúcar e reduza para lume brando. Retire do lume quando atingir o ponto de fio / cabelo.* Reserve.
- Coloque num tacho, em lume médio, 100 ml de vinho do Porto e deixe reduzir até metade do volume inicial. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Entretanto, pré-aqueça o forno a 250 ºC e separe as gemas das claras e desfaça as gemas com uma colher.
- Junte o vinho às gemas, mexendo o mínimo possível para não perder a cor das gemas.
- Depois tire o limão, a canela e o toucinho da calda que reservou e passe-a por um coador. Deixe arrefecer ligeiramente.
- Adicione a mistura das gemas à calda, volte a passar por um coador e deite na forma, previamente barrada com o caramelo.
- Cubra a forma com duas folhas de alumínio, aperte bem e tape com a tampa. Coloque a forma num recipiente com água (banho-maria) e leve ao forno durante 1 hora.
- Desenforme quando estiver quase frio.
Dicas
- *Ponto Fio / Cabelo – Mergulhe o polegar e o indicador em água fria, coloque uma gota da calda entre ambos e ao afastá-los forma-se um fio.
- O toucinho deverá ser bísaro de preferência, mas o mais importante é ter entremeada e ser bem salgado.
- Deve repor a água do banho-maria durante a cozedura, se tal for necessário.
- O ideal é usarem uma de 16 ou 18 cm de diâmetro com tampa.
- Fica melhor depois de umas horas no frigorífico ou no dia seguinte.
- Pode ver aqui na página como se faz o caramelo para o pudim.