Uma outra das frutas que resulta particularmente bem cozida é a pêra. Macias, doces, perfumadas pelos aromas misteriosos das especiarias e pelo toque inquietante do vinho, fazem das Pêras bêbedas com vinho do Porto uma sobremesa simples, mas ao mesmo tempo, sublime.
Atreva-se a preparar esta verdadeira delícia e a surpreender toda a gente com o seu sabor e com o seu aroma. Não deixe de experimentar esta receita de Pêras bêbedas com vinho do Porto.
Veja também: Maçã Assada com Canela e Vinho do Porto, Maçã Assada no Microondas, Folhados de Maçã, Maçã Assada com Mel e Nozes, Banana Frita com Laranja.
Pêras bêbedas com vinho do Porto
Ingredientes
- 250 ml de vinho do Porto Ruby
- 250 ml de vinho tinto
- 100 ml de água
- 200 g de açúcar
- Casca de 1 limão pequeno
- Casca de 1/2 laranja
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis
- 2 cardamomos
- 2 cravinhos
- 1 colher de café de pasta de baunilha
- 6 pêras
Preparação
- Descascar as pêras tendo o cuidado de não retirar o pedúnculo, assim como uma parte circular em volta do mesmo. Cortar-lhes a base para as servir em pé. À medida que se descascam colocar numa taça com água e sumo de limão para não oxidarem.
- Colocar as peras num tacho, não deixando espaço entre elas. Adicionar o pau de canela, a estrela de anis, os cardamomos, o cravinho, a baunilha, a casca de limão e laranja. Polvilhar com o açúcar e regar com o vinho do Porto, com o vinho tinto e com a água.
- Levar o tacho ao lume e deixar cozer, em lume brando. Ir regando as peras com um pouco da calda. Assim que estiverem cozidas, retirar para um prato de servir.
- Reduzir a calda.
- Regar as pêras com a calda. Servir morno ou frio.
Dicas
- Pode servir as pêras com uma bola de gelado de baunilha, com uma colherada de queijo mascarpone ou com uma fatia de bolo de chocolate.
- Pode servir polvilhado com um pouco de açúcar em pó.
- Se deixar as pêras na calda, de um dia para o outro, apuram os sabores e ficam ainda mais deliciosas.