Um doce originário da Doçaria Conventual, os Papos de Anjo são uma sobremesa típica portuguesa e conquistam todos os que apreciam a combinação gemas e açúcar! São uma verdadeira iguaria que qualquer pessoa consegue recriar em casa sem dificuldade.
Na verdade, não deve existir um doce conventual que seja mais fácil (e mais rápido) de fazer do que os Papos de Anjo e, no entanto, isso não os torna menos especiais. Tome nota da receita e prepare esta verdadeira delícia.
Também lhe pode interessar: Toucinho do Céu, Brisas do Liz, Sericaia de Elvas, Tigelada da Beira, Tigelada (receita tradicional), Leite Creme à moda da Beira Alta, Broas Castelares, Queijadas de Sintra, Natas do Céu, Tecolameco, Farófias no Forno, Farófias, Boleimas de Maçã, Baba de Camelo.
Papos de Anjo
Ingredientes
Para a calda de açúcar:
- 1,5 dl de água
- 150 g de açúcar
- 1 pau de canela
- 3 cascas finas de limão
- 3 cascas finas de laranja
- 3 colheres de sopa de vinho de Porto
Para a massa:
- 7 gemas de ovo
- 1 ovo
- q.b. manteiga para untar
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 200° C.
- Numa frigideira pequena ponha a água quente, o açúcar, o pau de canela e cascas do limão e da laranja.
- Adicione o vinho do Porto e deixe ferver até atingir o ponto pérola (ver notas). Deixar ferver +-4 minutos
- Retire do fogo e deixe arrefecer um pouco.
- Numa tigela, bata as gemas e o ovo inteiro com uma batedeira até a mistura ter o dobro do volume e adquirir uma cor clara.
- Unte 8 formas de queques com a manteiga e distribua a mistura de ovos, sem exceder o centro.
- Numa bandeja coloque as formas no forno entre 10 a 15 minuto. Retire, deixe arrefecer e desenforme.
- Coloque os Papos de Anjo num prato fundo e regue-os com a calda. Reserve um pouca da calda para molhar os Papos de anjo na hora de servir.
Dicas
- Ponto pérola – encha uma colher deste preparado e deixe o líquido derramar. Se o líquido cair numa corda em forma de pérola, está pronto.