Nada se perde, tudo se transforma! Se dos marmelos fazemos marmelada, das suas cascas e caroços, fazemos Geleia de Marmelo! E que delícia que é, barrada em tostas quentinhas!
Aproveite toda a versatilidade e riqueza nutricional deste fruto outonal, e venha aprender a fazer uma maravilhosa receita de Geleia de Marmelo.
Também lhe pode interessar: Compota de Marmelo, Doce de Abóbora, Compota de Ameixas Vermelhas, Compota de Figo com Vinho do Porto, Compota de Pêssego, Compota de Amoras Silvestres, Doce de Tomate, Doce de Medronhos.
Geleia de Marmelo
Ingredientes
- 2 kg de cascas e caroços de marmelo
- 1 kg de açúcar
- 1 pau de canela
- casca de 1/2 limão
- q.b. de água
Preparação
- Coloque as cascas e os caroços de marmelo numa panela e regue com água até cobrir.
- Leve ao lume e deixe ferver em lume brando, até que a água reduza até cerca de metade.
- Coe a calda num passador de rede fina para reter todas as impurezas.
- Leve a calda de novo ao lume e junte o açúcar. Mexa bem.
- Adicione um pau de canela e casca de limão e deixe em lume brando até obter a consistência desejada.
- Retire o pau de canela e casca de limão e coloque a geleia ainda quente em frascos esterilizados. Quando arrefecer, tape e guarde.
Dicas
- Costuma-se usar igual peso de açúcar e de líquido coado. Por exemplo, 1 kg de açúcar para cada litro de líquido. Se desejar, reduza um pouco ao açúcar e para cada litro de líquido, junto 800 g de açúcar.
- A geleia deve ficar líquida mas com espessura (o chamado ponto de estrada). Para verificar a consistência, coloque uma porção num prato e passe uma colher para verificar se fica uma estrada. Caso queira que fique mais espessa, deixe ferver mais um pouco depois de obter o ponto.
- O pau de canela e a casca de limão é facultativo.