Também conhecido como o Pão da Páscoa, um bom folar é presença indispensável nesta quadra festiva e que o diga qualquer flaviense, esteja ele onde estiver! O Folar de Chaves é daqueles que mantém a tradição, as origens, os costumes e o sabor. E mantém também viva a união e o saber fazer de cada avó, mãe e filha que lhe dão continuidade.
Imagine-se a saborear um pedaço da tradição gastronómica de Chaves, uma cidade encantadora no norte de Portugal. O Folar de Chaves é uma iguaria que faz jus à reputação da culinária portuguesa, combinando a simplicidade e a complexidade de sabores numa única mordida.
A massa macia e reconfortante é o abraço perfeito para o recheio rico em sabores. Presunto, chouriço e linguiça dançam em harmonia com alho e especiarias, criando uma sinfonia de delícias para o seu paladar. Cada pedaço é uma viagem sensorial à alma de Chaves, uma cidade com raízes profundas na tradição culinária portuguesa.
Quer seja uma celebração especial ou um momento de partilha com a família, o Folar de Chaves é a escolha perfeita. A doçura opcional do açúcar ou mel na massa adiciona um toque único a esta iguaria tradicional. Deixe-se envolver por este sabor autêntico de Portugal e faça da sua mesa um pedaço de Chaves. Deixe a magia do Folar de Chaves transportá-lo diretamente para as ruas pitorescas desta cidade histórica, onde cada pedaço conta a história rica da culinária portuguesa.
Veja também: Folar de Carnes Transmontano, Folar de Vale de Ílhavo, Folar da Páscoa à moda de Olhão, Folar de Valpaços, Folar de Vinhais.
Folar de Chaves
Ingredientes
- 1 kg de farinha
- 12 ovos
- 200 ml de azeite
- 200 g de manteiga
- 50 g de banha de porco
- 20 g fermento
- q.b. sal
- q.b. salpicão
- q.b. presunto
- q.b. linguiça
- q.b. toucinho
Preparação
- Prepare as carnes, cortando-as em pedaços pequenos. Reserve.
- Dilua o fermento num pouco de água morna e adicione o sal a gosto.
- Amasse a farinha com o fermento previamente diluído, o azeite, a manteiga e a banha.
- Depois de obter uma massa consistente, deixe levedar num local ameno, durante cerca de duas horas.
- Estenda a massa e recheie com as carnes previamente cortadas.
- Enrole, formando uma bola e mantendo as carnes no interior.
- Leve o forno cerca de 30 a 40 minutos numa forma forrada com papel vegetal.
Dicas
- A qualidade das carnes utilizadas é de extrema importância para um resultado final perfeito. Escolha carnes de confiança.
- O mesmo se aplica ao azeite, se possível use azeite extra virgem.