O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal e está ligado à amizade e à reconciliação. A forma, o conteúdo e a confecção varia conforme a região. Uma das formas mais populares de o preparar é este Folar de Carnes Transmontano, característico desta região.
Deixe-se levar numa viagem culinária inesquecível com o Folar de Carnes Transmontano, uma autêntica pérola da cozinha portuguesa. Este prato, enraizado nas tradições de Trás-os-Montes, é uma celebração de sabores robustos e aromas irresistíveis que irão conquistar o seu paladar.
O Folar de Carnes Transmontano é uma verdadeira obra-prima gastronómica. A sua massa tenra e recheio generoso de carnes sazonadas são um testemunho da paixão e perícia dos cozinheiros da região. Cada garfada é uma explosão de sabores que o transportará diretamente para as colinas e vales verdejantes de Trás-os-Montes.
Este prato não é apenas uma refeição; é uma celebração da cultura e hospitalidade portuguesa. Perfeito para ocasiões especiais ou para simplesmente se deliciar no dia a dia, o Folar de Carnes Transmontano é um convite a partilhar momentos inesquecíveis à mesa com a sua família e amigos. Descubra o encanto da cozinha tradicional portuguesa e renda-se ao sabor autêntico do Folar de Carnes Transmontano.
Se é dos que não dispensa uma fatia, ou duas, deste maravilhoso folar e não tem oportunidade de o adquirir, faça você mesmo em casa e vai ver que o resultado final vale muito a pena! Anote a receita deste Folar de Carnes Transmontano.
Também lhe pode interessar: Folar da Páscoa à moda de Olhão, Folar de Vale de Ílhavo, Folar de Chaves, Folar de Valpaços, Folar de Vinhais.
Folar de Carnes Transmontano
Ingredientes
- 1 kg de farinha
- 12 ovos
- 1 ovo para pincelar
- 200 ml de azeite
- 200 g de manteiga
- 50 g de banha de porco
- 20 g de fermento
- Sal a gosto
- salpicão a gosto
- chouriço de carne a gosto
- linguiça a gosto
Preparação
- Dilua o fermento num pouco de água morna e adicione o sal (lembre-se que as carnes já têm bastante sal).
- Numa superfície plana e ampla, coloque a farinha e no meio vá adicionando o azeite, a manteiga, a banha, junte os ovos, e o fermento (diluído).
- Amasse tudo muito bem até à massa se descolar das mãos e da bancada.
- Depois de obter uma massa consistente, coloque-a num alguidar, tape com uma pano e deixe levedar num local ameno, até duplicar o volume.
- Aproveite o tempo de levedação para cortar as carnes em pedaços não muito finos.
- Depois de levedar, separe a massa em 3 ou 4 (consoante o tamanho pretendido para cada folar), estenda cada uma formando um círculo e recheie com as carnes.
- Dê-lhe a forma desejada, mantendo as carnes no interior.
- Deixe ficar assim até levedar novamente (cerca de meia hora).
- Por fim, pincele a massa com uma gema de ovo batida, e leve ao forno cerca de 30-40 minutos numa forma forrada com papel vegetal.
Dicas
- A qualidade das carnes utilizadas é de extrema importância para um resultado final perfeito. Escolha carnes de confiança.
- O mesmo se aplica ao azeite, se possível use azeite extra virgem.