Os fritos de Natal são muitos e cada um deles é conhecido por diferentes nomes dependendo da zona do país. As Filhoses Transmontanas não são excepção, e podem ser chamadas filhós, filhoses, ambos estão corretas.
A receita é, como o nome indica, típica do norte de país. Há outras variantes noutras regiões de Portugal, mas esta, para os transmontanos, é a melhor, claro! Ora veja como se preparam as Filhoses Transmontanas.
Também lhe pode interessar: Filhoses de Abóbora, Filhoses da Beira Baixa, Filhoses da Beira Alta, Sonhos de Mel e Limão, Sonhos de Limão, Sonhos de Abóbora, Sonhos de Cenoura, Sonhos de Cenoura e Laranja, Bilharacos tradicionais.
Filhoses Transmontanas
Ingredientes
- 1 kg de farinha de trigo sem fermento tipo 65
- 8 ovos
- 50 gr de levedura fresca
- 1/2 chávena de leite
- 1/2 chávena de azeite fervido
- 1/2 chávena de açúcar
- 50 ml de aguardente
- 50 ml de vinho do porto
- sumo e raspa de 1 laranja grande
- 1 colher de sopa de sal
Preparação
- Ferva o azeite e depois junte o leite, o sal, a aguardente, o vinho do Porto, o sumo e a raspa de laranja.
- Numa tigela, coloque a levedura fresca e 4 colheres de sopa de leite morno e desfaça a levedura no leite. Junte 50g de farinha e envolva bem, deverá ficar uma massa com consistência pastosa. Tape com película aderente e deixe levedar num lugar quente cerca de 20 minutos.
- Numa taça, coloque a farinha, o açúcar e o fermento preparado anteriormente. Misture.
- Adicione a mistura do leite com o azeite, e bata bem está estar tudo bem misturado.
- Junte os ovos um a um, envolvendo bem antes de cada adição.
- Tape com pelicula aderente na qual fazem uns furinhos e leve a levedar num local quente e sem correntes de ar, até a massa dobrar de volume.
- Unte as mãos com um pouco de óleo e molde as filhoses: faça uma bola, espalme e a rode-a pelas mãos, os bordos ficam mais grossos e o centro mais fino.
- Leve a fritar em óleo abundante e moderadamente quente, de amnos os lados.
- Escorra sobre papel absorvente e polvilhe com açúcar e canela.
Dicas
- Para conseguir bons resultados no processo de levedar a massa é essencial que todos os ingredientes líquidos estejam mornos, por isso coloque os ovos num recipiente com água quente.
- Pode amassar à mão mas vai demorar mais tempo. Se quiser, use a máquina com o gancho.
- Se usar uma frigideira as filhoses fritam mais facilmente.
- Caso não consiga moldar as filhoses com as mãos, pode tende-las na bancada. Espalme-as com as mãos e vá puxando a massa de modo a ficarem com o centro fico e os bordos mais grossos.