O Doce do Tomate é o acompanhamento perfeito para um queijo da serra à sobremesa ou para as torradas do pequeno almoço. A cor, a textura e o aroma são fabulosos, resultado da combinação com o limão e a canela.
Se tem tomates muito maduros e quer dar-lhes um destino delicioso, então este Doce de Tomate é a sua escolha perfeita. Venha conhecer a receita e delicie todos aí em casa com o resultado final.
Veja também: Compota de Abóbora com Nozes, Compota de Marmelo, Geleia de Marmelo, Compota de Ameixas Vermelhas, Compota de Figo com Vinho do Porto, Compota de Pêssego, Compota de Amoras Silvestres, Doce de Medronhos.
Doce de Tomate
Ingredientes
- 1 kg tomates arranjado e escorrido
- 1 kg açuçar
- 1 pau de canela
- 1 casca de 1 limão
Preparação
- Começa-se por se arranjar os tomates: tira-se a pele mergulhando-os em água a ferver, limpam-se o melhor que se conseguir de sementes e amassam-se ligeiramente com uma colher de pau para lhes extrair alguma água.
- Só depois de escorridos e ligeiramente espremidos é que se pesam.
- Por cada quilo de tomate arranjado e escorrido junta-se 1 Kg de açúcar (ou um bocadinho menos) 1 pau de canela e a casca de 1 limão.
- Leva-se ao lume num tacho, a ferver em lume muito brando até apurar e fazer o ponto de estrada. (Retire um pouco de doce e leve-o a um prato. Passe uma colher sobre o doce. Se se formar uma “estrada” estará pronto).
- Colocar o doce em frascos previamente esterilizados.
Dicas
- Deixe os frascos invertidos durante 24 horas para que ganhem vácuo, podendo assim conservar o doce mais tempo.