O Doce da Casa é um doce de camadas, começando por uma de leite condensado e ovos, outra de bolacha e uma outra de creme de natas, normalmente em duas camadas alternadas, cobertas por cima com bolacha Maria polvilhada.
É o típico doce que encontramos nos restaurantes, e que é sempre uma tentação. O nome “Doce da Casa” é frequentemente usado para se referir a um doce que é exclusivo de um determinado restaurante ou café, e é frequentemente considerado uma especialidade da casa. Cada estabelecimento pode ter a sua própria receita exclusiva para o Doce da Casa, tornando-o único e especial.
Procura uma receita para uma ocasião especial?! Ou quiçá para um jantar em família e/ou amigos?! Então não procure mais e anote já a receita que lhe apresentamos. É uma verdadeira delícia!
Também lhe pode interessar: Doce de Serradura, Profiteroles, Delícia de Chocolate e Bolacha, Panna Cotta de Chocolate, Baba de Camelo, Tarte Gelada de Bolacha, Mousse de Chocolate Caseira, Leite Creme à moda da Beira Alta, Leite Creme cremoso, Arroz Doce cremoso.
Doce da Casa
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 2 medidas da lata de leite condensado leite
- 1 colher de sobremesa farinha maizena
- 5 ovos
- 1 pacote natas
- 3 colheres de sopa açúcar
- q.b. de bolacha Maria
- café (opcional)
- leite (opcional)
- baunilha (opcional)
Preparação
- Comece por separar as gemas das claras e reservar ambas separadamente. De seguida, deite o leite condensado para uma panela e dilua a farinha maizena no leite.
- Agora junte as gemas à panela e o leite (com a farinha maizena) e leve a lume brando, sempre a mexer até engrossar. Quando estiver grosso, retire do lume e deite numa terrina de vidro onde vai servir o doce da casa. Se fizer só 1 camada deite todo, se quiser com 2 camadas então deite só metade.
- Agora bata as claras em castelo e à parte bata as natas com o açúcar. Depois misture com cuidado as duas misturas para não perderem o ar (não bater).
- Por fim, crie uma camada de bolacha maria (grossura de 2 bolachas uma em cima da outra) com bolacha embebida em café, ou embebida em leite morno com um pouco de essência de baunilha. Depois de criada a camada, deite a mistura de claras em castelo e natas e leve ao frigorífico.
- Se fizer camadas então é uma do leite condensado, depois bolacha embebida, depois natas, depois leite condensado, depois bolacha embebida, depois o resto das natas e leva ao frigorífico.
- Depois de um par de horas no frigorífico (ou na altura de servir) polvilhe com bastante bolacha maria triturada.