Os aromas e sabores que fazem esta compota combinam perfeitamente, e não mascaram o sabor desta fruta tão deliciosa. Uma Compota de Figo com Vinho do Porto, com o toque especial da canela, que não vai deixar ninguém indiferente.
Se tem essa possibilidade, não deixe de experimentar este doce que combina tão bem com tostas, bolachas salgadas e queijos fortes. Veja como preparar esta Compota de Figo com Vinho do Porto.
Veja também: Compota de Abóbora com Nozes, Geleia de Marmelo, Compota de Marmelo, Compota de Ameixas Vermelhas, Compota de Pêssego, Compota de Amoras Silvestres, Doce de Tomate, Doce de Medronhos, Como conservar compota, Compota de Morango.
Compota de Figo com Vinho do Porto
Ingredientes
- 1,5 kg de figos (pingo de mel de preferência)
- 1 kg de açúcar
- 100 ml de vinho do Porto
- 2 paus de canela
Preparação
- Lave os figos e corte-os em pedaços pequenos para uma panela.
- Acrescente o açúcar e envolva bem, até este começar a dissolver-se com os figos. Leve o tacho ao lume e deixe levantar fervura.
- Acrescente os paus de canela e o vinho do Porto e reduza o lume para o mínimo, deixando cozinhar lentamente. Quando a compota tiver atingido o ponto desejado, o chamado ponto de estrada, está pronta. Será cerca de 1h30 até chegar a esse estado.
- Coloque a compota ainda quente nos frascos de vidro previamente esterilizados (e de preferência também quentes) e tape de imediato. Vire-os depois de cabeça para baixo e deixe ficar assim cerca de 30 minutos para que criem um vácuo natural.
- Por fim, guarde-os depois num local fresco e seco até utilizar.
Dicas
- * Se colocar um pouco da compota num pires e passar com a ponta de uma colher ou do dedo, esta abre uma “estrada” que não se une de imediato.
- Acompanhe esta compota com queijo, especialmente queijos de sabores mais fortes, como o chévre ou até queijo da ilha, juntamente com umas bolachinhas de água e sal. Fica delicioso.
- Ingredientes para cerca de 6 frascos de 200ml de capacidade.