Para barrar nos tostas ou torradas ao pequeno almoço ou ao lanche, uma deliciosa Compota de Amoras Silvestres vem mesmo a calhar. E se for caseira, então ainda melhor!
Se tem o privilégio de estar rodeado por este fruto tão rico, então toca a apanhar e preparar uma bela Compota de Amoras Silvestres para se deliciar vezes sem conta. Experimente.
Veja também: Compota de Abóbora com Nozes, Compota de Marmelo, Geleia de Marmelo, Compota de Ameixas Vermelhas, Compota de Figo com Vinho do Porto, Compota de Pêssego, Doce de Tomate, Como conservar compota, Compota de Morango.
Compota de Amoras Silvestres
Ingredientes
- 500 g de amoras silvestres
- 350 g de açúcar
Preparação
- Lave bem as amoras e coloque-as num tacho.
- Junte o açúcar e envolva bem, de modo a que este comece a cobrir as amoras.
- Leve o tacho ao lume e deixe levantar fervura. Reduza depois para o mínimo e deixe cozinhar em lume muito brando, até o doce atingir o ponto de estrada.*
- Coloque depois a compota (ainda quente) em frascos de vidro previamente esterilizados (e de preferência também quentes) e tape de imediato. Vire-os depois de cabeça para baixo e deixe ficar assim cerca de 30 minutos para que criem um vácuo natural.
- Guarde-os depois num local fresco e seco até utilizar.
Dicas
- Ingredientes para 4 frascos de 100 ml de capacidade.
- * Se colocar um pouco do doce num pires e passar com a ponta de uma colher ou com o dedo, este abre uma “estrada” que não se une de imediato.
- Pode juntar 1 pau de canela para dar ainda mais sabor.