O Bolo de Noz com Creme de Ovos é perfeito para momentos especiais e para as épocas festivas, pois a sua presença na mesa deixa toda a gente deliciada e com vontade de provar.
O resultado é um delicioso bolo de noz, húmido, com um sabor incrível. Atreva-se e experimente fazer este Bolo de Noz com Creme de Ovos de comer e chorar por mais.
Também lhe pode interessar: Bolo de Nozes Húmido, Bolo de Noz com Canela e Vinho do Porto, Bolo de Noz e Marmelada, Bolo de Noz com Mel e Canela, Bolo de Maçã com Nozes, Bolo de Pêra e Noz.
Bolo de Noz com Creme de Ovos
Ingredientes
- 250 g de açúcar
- 250 g de nozes trituradas
- 6 ovos
- 3 colheres de sopa de pão ralado
- 12 metades de noz para decorar
Creme de Ovos:
- 200 ml de água
- 200 g de açúcar
- 2 gemas
Preparação
- Separe as claras das gemas e bata as claras em castelo, adicionando a pouco e pouco 2 colheres de sopa de açúcar, retirado do açúcar destinado ao bolo.
- Noutra taça, bata as gemas com o açúcar restante, até ficar com um creme esbranquiçado.
- Junte as nozes trituradas ao creme, mas deixe um pouco de lado para usar na decoração final.
- Envolva as claras em castelo, delicadamente.
- Junte o pão ralado e envolva.
- Verta a massa numa forma forrada com papel vegetal untado, e leve a forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos.
- Retire do forno, coloque a forma sobre uma grelha e desenforme após 5 minutos. Mantenha o bolo sobre a grelha até ficar frio.
Creme de ovos:
- Coloque o açúcar e a água num tacho e leve ao lume, sem nunca mexer, até atingir o ponto de pasta.* Retire do lume e deixe amornar.
- Junte as gemas e bata bem. Leve de novo a lume brando, mexendo sempre, até começar a fervilhar. Retire imediatamente do lume, continue a mexer para arrefecer.
- Quando o creme estiver morno, verta sobre o centro do bolo e, com a ajuda de uma espátula, espalhe o creme, do centro para as extremidades, para que parte do creme possa escorrer pelas paredes do bolo.
- Polvilhe o topo com o que reservou das nozes trituradas e finalize a decoração com metades de noz.
Dicas
- Fazer ponto de pasta: à medida que a calda ferve vai-se testando o grau de densidade com uma colher de pau. Está no ponto quando, ao deixar escorrer a calda pela colher, ela adere com uma camada fina.