Com este prato de Bacalhau à Gomes de Sá garantimos uma refeição bem reconfortante e deliciosa, com uma das formas mais conceituadas de preparar este peixe.
O bacalhau fica maravilhoso misturado com a cebolada e as batatas. Uma conjugação simples mas a caminho da perfeição. Anote a receita deste Bacalhau à Gomes de Sá e desfruta de um belo almoço em família.
Veja também: Bacalhau à Minhota, Bacalhau à Marinheiro, Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau à Espanhola, Bacalhau no Forno com Castanhas, Bacalhau Gratinado com Brócolos.
Bacalhau à Gomes de Sá
Ingredientes
- 5 batatas grandes
- 2 postas de bacalhau demolhado
- 300 ml de leite
- 3 cebolas médias
- 3 dentes de alho
- 150 ml de azeite
- 3 ovos
- q.b. azeitonas pretas
- q.b. salsa picada
- q.b. sal
Preparação
- Coloque as postas de bacalhau num tacho, deite água a ferver e deixe durante 20 minutos para escaldar o bacalhau. Assim que colocar a água, tape bem o tacho com a tampa.
- Depois, limpe o bacalhau de peles e espinhas, desfie, e regue-o com o leite a ferver. Tape e deixe em infusão durante 1h30 a 2 horas.
- Entretanto, coza as batatas com a pele e coza também os ovos.
- Terminada a cozedura, pele e corte as batatas às rodelas. Escorra também o bacalhau.
- Num tacho, coloque um fio de azeite e refogue a cebola cortada às rodelas e o alho picado. Junte as batatas e o bacalhau. Tempere com sal a gosto e mexa.
- Deite a mistura num recipiente de barro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 15 minutos.
- Disponha por cima do bacalhau os ovos cortados às rodelas, as azeitonas e polvilhe com salsa picada.
Dicas
- Escaldar o bacalhau é a melhor de cozinhar este peixe para aproveitar todo o seu sabor. No entanto, se preferir uma receita mais rápida, substitua esse passo pela cozedura normal do bacalhau.