Seja em casamentos, baptizados, Natal, Páscoa, ou em qualquer ocasião, este doce é daqueles que nunca podem faltar numa mesa bem portuguesa. Ninguém dispensa um Arroz Doce cremoso!
Este Arroz fica solto, macio e bem doce, e é bem capaz de nos fazer viajar no tempo até a casa dos avós e recordar aquelas reuniões familiares cheias de alegria e liberdade. Experimente!
Também lhe pode interessar: Leite Creme cremoso, Leite Creme à moda da Beira Alta, Tigelada (receita tradicional), Tigelada da Beira, Doce de Serradura, Delícia de Chocolate e Bolacha, Baba de Camelo, Tarte Gelada de Bolacha, Mousse de Chocolate Caseira.
Arroz doce cremoso
Ingredientes
- 300 ml de água
- 150 ml de arroz carolino
- 2 pedaços de casca de limão
- 1 pitada de sal
- 1 pau de canela grande ou 2 pequenos
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 800 ml de leite
- 2 gemas
- 125 g de açúcar branco
- Canela em pó q.b.
Preparação
- Comece por juntar as gemas com o açúcar, batendo bem com uma vara de arames até obter umas espécie de creme esbranquiçado. Reserve.
- Aqueça o leite até que ferva, e mantenha-o no mínimo para se manter bem quente.
- Num tacho maior, coloque a água ao lume com a casca de limão , o pau de canela e uma pitada de sal. Quando levantar fervura, acrescente o arroz.
- Em lume brando, deixe que o arroz absorva quase toda a água, mexendo ocasionalmente. Quando isto acontecer, junte a manteiga e mexa bem para envolver.
- Em seguida, vá juntando o leite aos poucos, deixando sempre que o arroz o absorva quase por completo antes de acrescentar mais. Vá mexendo sempre lentamente em movimentos circulares. Quando todo o leite estiver absorvido desligue o lume.
- Junte o preparado de ovo e açúcar ao arroz, envolva muito bem e leve novamente ao lume até ferver um pouco.
- Retire o pau de canela e as cascas de limão. Coloque de imediato em tacinhas, deixe arrefecer e decore com canela em pó.
Dicas
- Use o medidor de líquidos para obter a medida de arroz.
- Se preferir, pode fazer o arroz doce sem gema de ovo. Basta eliminar este ingrediente e, no final, juntar apenas o açucar.