Um prato típico da gastronomia portuguesa, originário da região do Minho, o Arroz de Cabidela de Frango do Campo, também conhecido como Arroz de “pica no chão”, é adorado por muitos e, quem o aprecia, sabe bem a sua qualidade e sabor.
Uma receita cheia de história e tradição, que nos transporta aos costumes das aldeias e da criação de galinhas do campo caseiras para a confecção desde verdadeiro pitéu. Anote a receita e desfrute deste Arroz de Cabidela de Frango do Campo.
Também lhe pode interessar: Arroz de Pota com Chouriço, Arroz de Coelho com Tomate, Arroz de Feijão com Chouriço, Arroz de Atum no Forno, Arroz de Vitela com Legumes, Arroz de Miúdos, Arroz de Atum com Natas no Forno, Arroz de Frango com Legumes e Açafrão, Arroz com Frango Desfiado, Arroz de robalo malandrinho.
Arroz de Cabidela de Frango do Campo
Ingredientes
- 1 frango do campo
- 0,5 dl de azeite
- 2 cebolas médias
- 2 folhas de louro
- 5 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de vinagre branco
- 100 gr de toucinho fumado
- 1 ½ chávena de arroz carolino
- 1 ramo de salsa
- 1 malagueta seca
- q.b. pimenta
- q.b. sal
Preparação
- Primeiro deite o sangue numa tigela e adicione as três colheres de sopa de vinagre. Reserve.
- Num tacho, coloque o azeite com as cebolas e os alhos picados e deixe ficar amolecer. Acrescente o toucinho cortado, o louro, a salsa picada e a malagueta e deixe refogar uns minutos.
- Acrescente o frango, cortado aos pedaços e os miúdos (excepto o fígado) e mexa até o frango alourar em todos os lados. Acrescente água quente até cobrir o frango, deixe cozer em lume brando cerca de 40 minutos.
- Depois de o frango estar cozido, acrescente água (o dobro da medida do arroz), deixe levantar fervura e junte o arroz. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, mais 10 minutos.
- Passado esse tempo, adicione a mistura do sangue, envolva delicadamente e deixe levantar fervura alguns segundos. Retire do lume e sirva de imediato.
Dicas
- Sirva bem quente, imediatamente após a confecção.